No começo da era virtual, o e-mail era a plataforma de comunicação mais utilizada em relações pessoais e profissionais. Com a ascensão do digital e a chegada de novas ferramentas de relacionamento, muitos podem achar que ele perdeu sua função, mas é puro engano.

As redes sociais possibilitam um relacionamento mais casual, mesmo que em um ambiente profissional, no contato com seus colaboradores ou clientes. Já o e-mail ainda é bastante usado para uma comunicação estratégica a fim de informar, atrair e fidelizar – parceiros, clientes e colaboradores.

O importante é cumprir algumas regrinhas de boa conduta para que você não vá parar na pasta de ‘E-mails Indesejados’, nem para que o seu e-mail passe despercebido entre tantos outros similares.

Em um ambiente corporativo, por exemplo, você não deve lotar a caixa de entrada dos colaboradores com todas as informações da empresa. O ideal é usar o e-mail em ocasiões estratégicas ou que necessitem de um esforço maior para que tal informação chegue até eles.

Aposte em outras ferramentas como Jornal Mural, Redes Sociais Internas e TV Corporativa para informações mais corriqueiras. Assim, ao chegar um e-mail da empresa, eles saberão que se trata de algo especial e darão atenção a isso.

Já no ramo comercial, o e-mail marketing pode não só atrair um possível comprador, mas fidelizá-lo também. Para isso, você precisa realmente falar com o seu público. Como? Fazendo com que eles informem seus dados. Isso pode ser feito por meio de uma Landing Page, por exemplo, onde você oferecerá um benefício em troca dos dados pessoais.

Daí pra frente, uma boa estratégia poderá nutrir este lead e transformá-lo em venda. Uma má estratégia pode anular essa conquista.

Muitas empresas compram mailings, mas o retorno nesses casos é quase zero. Muitos desses e-mails podem estar inativos, em alguns casos seu e-mail vai direto para a caixa de Spam. Caso o e-mail chegue, o receptor não irá abrir, pois tem interesse no assunto.

Ao construir seu mailing de contatos, você falará com um potencial cliente. E poderá criar campanhas com ‘pílulas’ de informação sobre o que eles querem ou precisam saber, fazendo que eles percebam que precisam de você.

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 Redação Agência LEV – Tati Silva

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