A comunicação interna precisou se atualizar com o passar nos anos e tem avançado muito. Não cabe mais à empresa se limitar em repassar informações aos colaboradores. É preciso adotar um conceito mais de relação, abrir o diálogo, ouvir e dar voz.
Hoje em dia, as inovações tecnológicas ganharam destaque nas organizações e têm transformado as formas de trabalho, das relações, dos processos e dos comportamentos dos indivíduos. Os meios digitais possibilitam inúmeras soluções para comunicação, além da interatividade.
Confira algumas opções que podem ser implantadas nas empresas:
Redes sociais internas: A rede social corporativa já é uma realidade como canal de comunicação empresarial. Essa ferramenta possui semelhanças com as famosas redes sociais. Uma das características é que ela permite a contribuição de todos os colaboradores, favorecendo uma comunicação horizontal e aproximando as diferentes áreas da empresa.
E-mail mkt: O Email-mkt é uma forma de comunicação com os colaboradores utilizada tanto para informar como para motivar o público interno. Pode ser dinâmica e contar com imagens, vídeos e gifs.
Aplicativos: Os aplicativos são uns dos novos canais de comunicação interna que surgem para acompanhar a mudança de hábitos das pessoas. Seu uso é ideal para empresas que possuem colaboradores que viajam ou então não trabalham em escritórios com acesso a computadores. Pode ser utilizado para gerenciar projetos, realizar avaliações e pesquisas de opinião ou divulgar informações sobre eventos e datas importantes.
Universidade corporativa com cursos e treinamentos a distâncias: A universidade corporativa tem a função de educar e capacitar os colaboradores da empresa sobre diversos assuntos. Ter uma Universidade Corporativa dentro da empresa evidencia a atenção da companhia com o desenvolvimento dos seus colaboradores.
É importante ressaltar que esses novos canais devem ter acesso de qualquer lugar em que o colaborador estiver, dentro ou fora da empresa, promovendo dinamismo e interatividade. A ideia é sempre facilitar a comunicação.
Avalie a forma como você tem trabalhado e como você pode melhorar a experiência entre empresa e colaborador. Independente de qual seja a sua necessidade, faça uso de um plano de comunicação bem estruturado. Essa, sem dúvidas, é a melhor forma de alcançar metas, amenizando qualquer impacto em sua empresa!
Redação LEV